top of page

Orquestra Popular Salve Gloria

Diana Mota, maestra, arranjadora e instrumentista vem conquistando um lugar de destaque no cenário brasiliense à frente de sua Orquestra Popular Salve Gloria. A idéia do nome é uma singela homenagem à sua mãe, Gloria Maria, cantora pioneira de Brasília, num tempo em que a profissão de músico era marginalizada. Ela foi uma mulher que enfrentou o preconceito com maestria escrevendo um importante capítulo da história da música popular de Brasília desde a sua construção.

 

A Orquestra Popular Salve Gloria, apresenta um repertório com arranjos próprios e originais com foco nos ritmos afrobrasileiros pertencentes à nossa cultura popular (Frevo, Carimbó, Baião, Maracatu, Ijexá, Ciranda, Caboclinho, Samba dentre tantos outros).  Com dois anos e meio de existência Orquestra Popular Salve Gloria vem adquirindo seu espaço no cenário musical brasiliense e se apresentando algumas vezes no clube do Choro e Teatro da Caixa. No final de 2018 a Orquestra foi convidada para Festival Jazz Havana que aconteceria em janeiro deste ano de 2019.

 

"Assim como a Spok Frevo Orquestra, Orquestra da Bomba do Hemetério, Orkestra Rumpilezz e Orquestra Marafreboi, a  Orquestra Popular Salve Gloria  vem conquistando seu espaço trazendo em seu repertório ritmos afrobrasileiros como carimbó, frevo, samba reggae, ciranda emaracatu porém, tendo como diferencial a formação instrumental. A idéia e sair da formatação tradicional de Big Band trazendo uma nova sonoridade agregando flauta, viola clássica e clarineta para explorar em alguns arranjos o som do estilo armorial. Um  outro diferencial que na atualidade não se pode deixar de dizer, é que neste meio das orquestras populares, 99,99% ainda é um ambiente masculino. Maestro Fabiado Medeiros da Orquestra Marafreboi diz que sou  pioneira no Centro-Oeste, uma mulher regendo, compondo e arranjando em específico neste cenário musical de orquestras populares " (Diana Mota)

 

A Orquestra Popular Salve Gloria conta com 3 Trompetes, 3 Trombones, 1 Viola clássica, Flauta/piccolo/sax tenor, Clarineta /Sax alto, Contrabaixo, Violão, Piano, Bateria e 3 Percussionistas.

 

Nosso repertório inclui músicas de compositores da cidade valorizando os artistas do DF além de standards da música brasileira. No set list consta Luanda D´agora (Domínio Público), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Na madeira do Medeiros (Diana Mota), A flor do reggae (Ivete Sangalo), Leão do Norte (Lenine), Irmãs Cajazeiras (Diana Mota), Pout-pourri de carimbós e Terra Menina (Luciana Oliveira).

bottom of page